terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Software livre chega na frente!


Eu, como muitos de vocês (sem trocadilho), estou perdidinho com esta história de acordo ortográfico e as decorrentes mudanças para nossa língua. É muito estranho o fato de você ficar anos na escola para aprender a escrever mais ou menos corretamente, e depois de você já estar habituado a inúmeras regras, os caras vem e melam tudo...



Uma questão que me preocupa desde o fim de 2008 é a adaptação dos editores de texto para essas mudanças. Isto, pois tem gente que nem sabe mais escrever usando caneta e papel. Quando muito, lembram como assina o nome e olhe lá ... Tem gente que até pra deixar bilhete pra mãe usa o Word. E como este é, sem dúvida, o editor de texto mais popular (esponja de aço = bombril, lâmina de barbear= gilete, Editor de texto = Word), eu fui buscar possíveis atualizações criadas pela Microsoft para não ser sacaneado pelos garotinhos de 10 anos...“Ihhhh, que pinguinho é esse em cima do ‘U’ ???”

Felizmente, a MS disse que já esta trabalhando para atualizar o corretor ortográfico do Word. O lançamento está previsto para o primeiro semestre ... de 2010... PUTZ! Que sacanagem! A gente gasta uma fortuna comprando software original, e somos tratados desta forma...Que absurdo! Mas e então, toda vez que eu digitar “contraregra”, “autoestrada” ou “linguiça” meu texto vai ficar avermelhado?

Para a felicidade de todos nós brasileiros, e de todos os nossos irmãos lusófonos, o BrOffice saiu na frente e já conta com uma versão atualizada do seu editor de textos. E para tê-lo em seu computador você nem precisa gastar dinheiro no camel ... digo, na loja de informática. Basta apenas que você acesse o site e faça o download. Simples assim, como todo software devia ser. Depois de instalado, basta que você instale o corretor ortográfico Vero e pimba! Nenhum Bechara ou Pasquale de plantão vai te torrar a paciência.

E ainda dizem que o software vem com um dicionário de sinônimos bem legal, pra você escrever “aquele” bilhetinho pra sua mãe sem ficar repetindo palavras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário