
Infelizmente, no último dia 14, faleceu em Los Angeles, o grande ator mexicano Ricardo Montalbán. Nascido no dia 25 de novembro de 1920, na Cidade do México, Ricardo Gonzalo Pedro Montalbán Merino fez parte do pequeno grupo de atores que tem coragem de enfrentar as barreiras políticas e sociais em Hollywood.
Depois de uma boa carreira no México, conseguiu maior sucesso nos Estados Unidos. Mesmo com tamanha fama, Montalbán não esqueceu suas origens e reivindicava um maior número de atores latinos na indústria do cinema e da TV. Porém, de acordo com declarações do próprio, essa atitude fez com que ele fosse excluído de várias oportunidades de emprego.
Em 2004, na inauguração do Teatro Ricardo Montalbán, mesmo debilitado em função de um problema na coluna, Ricardo subiu ao palco em sua cadeira de rodas e no discurso expôs a finalidade do teatro e, principalmente, sua ideologia:
"O México é minha mãe; os Estados Unidos o melhor amigo que terei. Então eu sonho com o dia em que minha mãe dirá, 'Ricardo, você escolheu um amigo maravilhoso.' E o dia em que o meu melhor amigo dirá, 'Ricardo, você tem uma mãe sensacional.'... Esse é o meu sonho. Eu nunca o verei completo enquanto estiver vivo, mas penso que esse é o começo, e é o que me faz tão feliz de ver tornando-se realidade."
Fica aqui minha homenagem a este grande ator, com uma paródia de seus dois grandes personagens: Sr. Roarke, da Ilha da Fantasia e Khan Noonien Singh, de Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan.

Nenhum comentário:
Postar um comentário