terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Promoção Corriola Cultural no Oscar 2009!



Exibição de roupas que pagariam minhas contas por três ou quatro anos, interpretações patéticas de ganhadores de estatuetas ao vivo, farsa generalizada, manipulação de mentes fracas e tentativa de imposição de cultura americana de baixa qualidade para o resto do mundo. Vem aí o Oscar 2009! E isso não poderia passar em branco aqui na nossa Corriola.

Não que eu vá assistir à festinha dos donos do poder que controlam a cultura mundial e toda a parte econômica que dela é emanada, na verdade acho que a última vez que vi essa porcaria até o final foi em 2002, porque estava esperando um ataque terrorista ao vivo por causa do 11 de setembro no ano anterior. Eu odeio aquelas encenações de surpresa quando alguém ganha o prêmio (que são repetidas em todos os telejornais), as gracinhas dos apresentadores que só fazem sentido no contexto americano (e nem por isso têm graça), os momentos “emocionantes”, a tentativa dos apresentadores brasileiros em fazer parecer que a categoria “edição de som” é muito interessante, e principalmente o Rubens Ewald Filho – esse nome desperta em mim os mesmos sentimentos de quando ouço “Fausto Silva”, “Galvão Bueno” ou “Jô Soares”.

Como alguém pode levar a sério uma instituição que premia “Titanic”, “Chicago” e “Onde os fracos não têm vez”, entre outras baboseiras pseudo-intelectuais (nível avançado de intelectualidade para os espectadores americanos), tipo os filmes “sérios” de Clint Eastwood? Como alguém pode, por puro nacionalismo oco, típico de época de Copa do Mundo, torcer para que um filme brasileiro seja indicado para concorrer na categoria “resto do mundo”?

Não que todos os filmes relacionados no Oscar sejam de baixa qualidade; muito pelo contrário, há muitos bons filmes, às vezes até dão o prêmio para obras excelentes – como ignorar maravilhas como “Beleza Americana”, “Gandhi” e principalmente “O Último Imperador” e “O Poderoso Chefão”? Só que isso é muito ocasional, a tendência é que filmes com pretensões de ser sofisticados levam o faz-me-rir: “Menina de Ouro”, “Rain Man”, “Shakespare Apaixonado”, “Crash”... e a partir de então adquirem status de obras-primas.

Um evento tão escroto como esse não podia passar em branco na Corriola, e para celebrar a ocasião, fizemos uma promoção: chute quais serão os ganhadores de cada categoria, quem acertar mais ganha um DVD (mais detalhes abaixo). As categorias incluídas na promoção são:

- melhor filme
- melhor ator
- melhor atriz
- melhor ator coadjuvante
- melhor atriz coadjuvante
- melhor animação
- melhor figurino
- melhor maquiagem
- melhor trilha sonora
- melhores efeitos visuais

O resto das categorias não está na promoção, porque ou você não sabe avaliar (tipo melhor mixagem de som ou melhor direção de arte), ou você não viu nem vai ver os filmes indicados (tipo melhor documentário de curta-metragem).

- Prêmio para quem acertar mais: um DVD do filme Olga, uma produção patética que parece mais um filmeco de fim de curso universitário de cinema, digna de ganhar Oscar (não sei nem como não foi indicado, acho que os membros da “acadimia” não viram esse filme). É que está aqui em casa ocupando espaço, tentei vender no Mercado Livre mas ninguém quis comprar. Promoção válida para todo o Brasil – é sério, a gente vai mandar o prêmio mesmo!

- É proibida a participação de autores deste blog, familiares em até 3o. grau e médiuns e adivinhos em geral - mas a mãe Diná e o Inri Cristo podem.

A lista dos indicados você pode conferir aqui.

A maioria dos filmes você encontra aqui.

Boa sorte!

4 comentários:

  1. Que visão minimalista do maior espetáculo de Hollywood... tsc tsc tsc ... É claro que eu já sei... ahn, quer dizer... tenho minha listas
    de favoritos à estatueta, mas eu estou cagando para o seu DVD ...
    Que falta de respeito com um evento que faz pessoas do mundo inteira voltar os olhos para a cultura. (americana)
    Eu garanto que se vocÊ se referisse a premiação parqueles filmecos indianos, a palavras seriam elogiosas.
    Não gostou?
    Visite este site:
    http://www.youtube.com/watch?v=KqLVwJHEkQU

    ResponderExcluir
  2. Zé, sempre fui seu fã! Vou lhe dar uma dica de amigo. Depois da grosseria gratuita e desses vários erros de ortografia, sugiro que você troque o tempo que passa assistindo filmes e estude a nossa língua. Tem uma turma, com pessoas inteligentes como você, iniciando agora. Não perca tempo! Informações no link: http://www.youtube.com/watch?v=JV5zUZUToCo

    ResponderExcluir
  3. Zé, obrigado pelos comentários e por expor seu lado mais à vontade no vídeo! Quanto ao DVD, seria melhor você apertar a descarga ao invés de cagar para ele, porque quanto mais merda, maior é o fedor. E só pra constar, de modo geral os filmes indianos são muito ruins - inclusive tem um, que não é indiano, mas se passa na Índia, concorrendo este ano, o tal de "Quem quer ser milionário?".

    ResponderExcluir
  4. Professor Bechara, este curso que o senhor indicou é realmente muito interessante, pensei em indicar para alguns amigos, mas ele já está de acordo com a reforma ortográfica ou ainda está usufruindo do prazo de adaptação?

    ResponderExcluir